Você quer conhecer as delícias culinárias da região Sudeste? Quer preparar aquela moqueca capixaba? Sabe as diferenças entre a feijoada Mineira e Paulista? Então sejam bem vindos à nossa cozinha! Aqui nós vamos mostrar os principais pratos das culinárias Mineira, Paulista, Capixaba e Carioca. Vai ter peixe, saladas, doces, comidas exóticas, variedades e curiosidades sobre o que há de mais saboroso em cada região. Vamos servir uma mesa bem farta! Teremos postagens semanais, então puxe o prato e saboreie de boca cheia!

Primeiro Videocast! Receita Especial para o dia dos Namorados [=

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Tutu a Mineira

Origem:
A comida mineira é pura tradição. De geração em geração, através de suas receitas mágicas, é na cozinha que a vida mineira se transmite e revela suas variadas influências: Africanas, Portuguesas e Indígenas.

O tutu é um dos pratos mais requisitados dos mineiros.
Uns dizem ter este prato, origem na culinária dos escravos, outros, mineiros na certa, dizem ser o precursor da feijoada. Á nós não importa a origem, mais sim a excelência de seu paladar.
Quando eu morava no interior na cidade de Teófilo Otoni, o tutu era um prato do domingão servia com arroz branco, couve, lombo de porco, costelinha frita ou bisteca.

Ingredientes:
500g de feijão cozido (carioca)
200g de bacon fatiado
1 molho de couve picada fininha em fios
1 xícara de cheiro-verde
2 colhes de sopa de pinga
3 colheres de sopa de óleo
1 caldo de carne
1/2 xícara de farinha de milho
tempero a gosto
2 xícaras de água
1/2 lata de molho de tomate
100g de linguiça de porco frita em rodelas
1 cebola

Modo de preparo:

Coloque o feijão, caldo de carne a farinha de mandioca, a água e a cebola e bata no liquidificador. Reserve. Coloque uma panela no fogo com o óleo e o bacon, frite e separe.

Depois afogue o feijão com a mesmo óleo que fritou o bacon e acrescente a pinga e o tempero. Deixe cozinhar por 2 minutos. Depois retire e leve para um refratário.

Aqueça o molho de tomate numa panela e leve em cima do feijão com o bacon, linguiça e por último, o cheiro-verde com a couve ao lado, enfeitando.

2 comentários:

  1. Loucura loucura loucura, só a foto ja tá me fazendo passar mal aqui... agora imagina uma couve, uma linguiça frita e um arrozinho feito na hora aconpanhando ! PIADA

    ResponderExcluir
  2. Melhor comida mineira, tutu! hmmmm..
    Rosemary

    ResponderExcluir