Você quer conhecer as delícias culinárias da região Sudeste? Quer preparar aquela moqueca capixaba? Sabe as diferenças entre a feijoada Mineira e Paulista? Então sejam bem vindos à nossa cozinha! Aqui nós vamos mostrar os principais pratos das culinárias Mineira, Paulista, Capixaba e Carioca. Vai ter peixe, saladas, doces, comidas exóticas, variedades e curiosidades sobre o que há de mais saboroso em cada região. Vamos servir uma mesa bem farta! Teremos postagens semanais, então puxe o prato e saboreie de boca cheia!

Primeiro Videocast! Receita Especial para o dia dos Namorados [=

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Higiene na Cozinha



Como eu havia prometido na última postagem, hoje em nossa cozinha, temos uma dica diferente, sobre Higiene na Cozinha. Muito se fala da higienização das mãos, mas na verdade muitos não sabem a forma correta de lavá-las. A cozinha deve ser limpa e higiênica pois lidamos com alimentos e alguns cuidados são fundamentais.

A limpeza do ambiente
Antes de cozinharmos, precisamos verificar o ambiente. A cozinha precisa estar super limpa e também os talheres, panelas e utensílios em geral.

Cabelos
Cabelos soltos são lindos, mas na cozinha elas precisam ficar presos e dentro de uma touca, para evitar que caiam sobre a comida.

Unhas
Eu adoro unhas grandes, mas na hora de cozinhar, não dá né gente? Precisamos cortá-las pois não combina unha grande, suja e comida.

Mãos
Elas são as preciosas! É com as mãos que conseguimos fazer nossas deliciosas receitas. Então o primeiro passo para começar a cozinhar é lavar corretamente as mãos. Muitas pessoas acreditam que apenas ''dar uma molhadinha'' é suficiente, mas na verdade o processo de lavagem precisa ser bem feito, pois estamos constantemente em contanto com bácterias, vírus e sujeiras em geral. A lavagem dos alimentos também deve ocorrer (inclusive em outra postagem, ensinarei a vocês a forma correta de lavá-los). É importante lembrar que precisamos cuidar do Meio Ambiente, nos tornando pessoas sustentáveis, ou seja, ao lavar as mãos é necessário deixar a torneira desligada para não desperdiçar água. O processo é simples e fácil:


Vestuário
Usar uma roupa limpa, de preferência branca, também é fundamental, pois fica fácil a visualização de sujeira. Sabemos que a contaminação é muito fácil pois ao tossir, espirrar, falar podemos transmitir várias doenças e não queremos isso, pelo contrário, queremos agradar as pessoas com o sabor de nossa comida. Então o uso de touca, máscara e luvas são fundamentais para mantermos a higienização na cozinha. O descarte de resíduos também deve ocorrer todos os dias para evitar a proliferação de animais e insetos.

Tomando todos esse cuidados evitaremos a contaminação da comida e principalmente a proliferação de doenças. Então desejo a todos um ótimo fim de semana e espero que sigam nossas dicas!

Um comentário:

  1. Muito bom!!! Tudo muito bacana por aqui! parabéns as autoras pela bela iniciativa!
    Abração!

    ResponderExcluir