Você quer conhecer as delícias culinárias da região Sudeste? Quer preparar aquela moqueca capixaba? Sabe as diferenças entre a feijoada Mineira e Paulista? Então sejam bem vindos à nossa cozinha! Aqui nós vamos mostrar os principais pratos das culinárias Mineira, Paulista, Capixaba e Carioca. Vai ter peixe, saladas, doces, comidas exóticas, variedades e curiosidades sobre o que há de mais saboroso em cada região. Vamos servir uma mesa bem farta! Teremos postagens semanais, então puxe o prato e saboreie de boca cheia!

Primeiro Videocast! Receita Especial para o dia dos Namorados [=

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Pamonha de milho verde

Origem da pamonha:

Pamonha é um quitute feito de milho verde, comum em todo o território brasileiro, principalmente em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e em todos os Estados do Nordeste.

O nome “Pamonha” vem da palavra Tupi pa’muña, que significa “pegajoso”.

Em o dialeto caipira, há a referência tanto á pamonha como ao curau. O que não pode faltar nas festas Juninas são os quitutes típicos feitos de milho verde, principalmente a pamonha.

Muitos aqui no nosso estado de Minas gerais, ganham a vida fazendo pamonhas. Passam pelas ruas vendendo as famosas e deliciosas pamonhas mineiras. Gritam pelas ruas em carros com alto falantes e gritando para chamar o freguês, olha a pamonha, pamonha fresquinha , vamos comprar a , olha freguês , chega mais, vamos levar pamonha, hoje temos promoção e ai vai...

Sem querer adiantar os ponteiros do relógio, temos aqui pamonha fresquinha e caseira para sua festa junina.

Está chegando a hora!!!!!


Ingredientes:

6 espigas de milho verde com a palha;

1/2 xícara de chá de leite;

1 colher de sopa de manteiga ou margarina;

1 e 1/2 xícara de chá de açúcar.


Modo de preparo:

Descasque as espigas, reservando as palhas maiores e melhores para fazer os saquinhos das pamonhas. Para isso, faça uma costura aos redor de cada palha dobrada, de preferência à máquina, deixando uma abertura para colocar o recheio. Ponha numa panela o leite e a manteiga e leve ao fogo até que esta derreta. Deixe esfriar. Enquanto isso, retire com uma faca os grãos de milho das espigas, bem rente ao sabugo. Bata-os no liquidificador até obter um crème. Junte essa mistura ao leite reservado, adicione o açúcar e mexa bem. Encha os saquinhos com o crème e amarre as extremidades com um pedaço de palha. Coloque-os numa panela grande, com água fervente, e leve ao fogo até que subam à tona ou até que a palha esteja amarela.

Um comentário: