Você quer conhecer as delícias culinárias da região Sudeste? Quer preparar aquela moqueca capixaba? Sabe as diferenças entre a feijoada Mineira e Paulista? Então sejam bem vindos à nossa cozinha! Aqui nós vamos mostrar os principais pratos das culinárias Mineira, Paulista, Capixaba e Carioca. Vai ter peixe, saladas, doces, comidas exóticas, variedades e curiosidades sobre o que há de mais saboroso em cada região. Vamos servir uma mesa bem farta! Teremos postagens semanais, então puxe o prato e saboreie de boca cheia!

Primeiro Videocast! Receita Especial para o dia dos Namorados [=

terça-feira, 19 de abril de 2011

Doce de Leite

Origem:

A origem do doce de leite é incerta. O doce de leite é tradicional em vários países da América Latina. Na Argentina rolam boatos de que ele foi inventado em 1829, em uma fazenda do governador Juan Manuel de Rosas, na localidade de Cãnuelas, periferia de Buenos Aires.

Mas o grande consumidor e o mais famoso dos doces de leite é no nosso estado de Minas Gerais. O doce de leite mineiro é tão conhecido e famoso como o nosso pão de queijo.

No Sul de Minas então, há uma variedade de sabores e misturas que o doce de leite nos proporciona de forma até artesanal.


Ingredientes:

2 litros de leite

4 xícaras de açúcar (750g)


Modo de Preparo: Coloque o leite e o açúcar numa panela grande de fundo largo. Leve ao fogo médio, mexendo sempre com uma colher de pau, até ferver (cerca de 15 minutos). Diminua o fogo e continue mexendo até obter um doce marrom claro de consistência cremosa (cerca de 45 minutos). Passe o doce para um refratário, deixe esfriar bem e sirva às colheradas em pratos de sobremesa com fatias de queijo branco.COM SABORES: Vários ingredientes podem ser adicionados ao doce já pronto para mudar o sabor: ameixas pretas previamente aferventadas, coco ralado, passas maceradas ao rum, nozes picadas figo em calda... DICA: Para obter um doce com textura bem delicada e cremosa, é preciso mexer o leite sem parar. Primeiro para dissolver por completo o açúcar e depois para que ele caramelize por igual e não forme grumos (bolas) no fundo da panela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário