Origem
A moqueca é um cozido de peixe e outros frutos do mar com diferentes temperos.
Tradicional item da Culinária Brasileira, receitas originais indígenas.
No Espirito Santo as panelas de barro constituem o principal elemento da cultura na elaboração de pratos típicos a culinária capixaba.
Famosa e internacionalmente, a moqueca capixaba é o prato mais conhecido da culinária do Espirito Santo. O nome designa um estilo de preparar o alimento que consiste no cozimento sem água, apenas com os vegetais e frutos do mar, ao contrário da moqueca baiana, a capixaba não recebe azeite de dendê e nem leite de côco.
Estive em janeiro em Meaípe e almocei no Cantinho do Curuca. Excelente restaurante com a melhor moqueca capixaba da região. Quem nunca foi ao Cantinho do Curuca, precisa ir urgente pois a moqueca deles é uma das maravilhas do mundo, é simplesmente sensacional. É um restaurante caro mais o preço compensa, muito bem servido e atendido, um bom ambiente de frente à praia.
Localizado no Balneário de Meaípe.
Ingredientes:
Sal a gosto
1 Cebola grande bem cortada em pedaços pequenos
5 Colher (SOPA) de tinta de urucum
1 Kg de Garoupa em postas
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
½ xícara (chá) de salsinha picada
½ xícara (chá) de coentro picado
3 dentes de alho amassados
4 colheres (sopa) de suco de limão
Modo de Preparo: Tempere o peixe com o alho, o suco de limão e o sal. Unte uma panela de barro, com capacidade para 3 litros, com a metade do azeite de oliva. Coloque as postas do peixe e distribua a cebola e os tomates. Salpique a salsinha, o coentro e regue com o azeite restante. Leve para cozinhar em fogo baixo com a panela tampada. Assim que levantar fervura, misture a tinta de urucum com o sal e despeje sobre a moqueca. Cozinhe por mais 30 minutos, ou até que o peixe esteja macio. Durante o cozimento, mexa a panela, sacudindo-a, para o peixe não grudar. Não use colher para que o peixe se mantenha inteiro. Sirva com arroz branco e molho de pimenta vermelha à parte. A moqueca capixaba não leva azeite-de-dendê, como a baiana, e sim a tinta de urucum. Para prepará-la, coloque em uma panela 1 xícara (chá) de azeite de oliva e 50 g de sementes de urucum. Ferva por 5 minutos, ou até o azeite ficar bem vermelho, tomando cuidado para o azeite não fritar. Se esquentar muito, retire do fogo, espere um pouco e volte ao fogo. Retire do fogo e deixe esfriar. Coe a mistura e guarde em um recipiente limpo com tampa. A tinta de urucum pode ser usada para preparar risoto de peixe e farofas. Tem um agradável sabor e aroma, além de ser mais saudável que o azeite-de-dendê.
Dica para esta receita: Para preparar postas de peixe, faça marcas a cada 3 cm, ou em outra espessura, de modo uniforme. Em seguida, separe as postas, dobre as pontas para dentro e feche as extremidades com um palito, para não enrolarem ao serem cozidas.
Muito boa mesmo, estive neste restaurante e pude constatar a delícia que é!
ResponderExcluirRosemary
um lixo de prato nb do krl em fia no cu vagabunda
ResponderExcluir