Você quer conhecer as delícias culinárias da região Sudeste? Quer preparar aquela moqueca capixaba? Sabe as diferenças entre a feijoada Mineira e Paulista? Então sejam bem vindos à nossa cozinha! Aqui nós vamos mostrar os principais pratos das culinárias Mineira, Paulista, Capixaba e Carioca. Vai ter peixe, saladas, doces, comidas exóticas, variedades e curiosidades sobre o que há de mais saboroso em cada região. Vamos servir uma mesa bem farta! Teremos postagens semanais, então puxe o prato e saboreie de boca cheia!

Primeiro Videocast! Receita Especial para o dia dos Namorados [=

sexta-feira, 25 de março de 2011

Frango com quiabo e angu

Origem

Quiabo é de origem Africana e trazido para o Brasil juntamente com os escravos, o fruto do quiabeiro. Sua presença compõe pratos típicos regionais, seja como alimento ritual de festas religiosas como o CARURU (quiabo cozido com camarão seco), prato principal na homenagem da Bahia aos santos meninos (SÃO COSME e SÃO DAMIÃO), seja através da tradicional culinária mineira, frango com quiabo e o refogado de carne com quiabo.

Difícil resistir as tentações da culinária mineira, um patrimônio recheado de histórias, temperado pela mais pura tradição e admirado por gente do Brasil inteiro.

Em toda Estrada Real, restaurantes simples e sofisticados mantêm a iguaria no cardápio. Um dos pratos mais pedidos, no almoço ou no jantar, é o frango com quiabo acompanhado de angu mole, arroz bem soltinho, feijão com caldo, especial para o paladar.

Em Belo Horizonte indico o restaurante Xapuri, região da Pampulha, além de ser um ambiente legal ,para mim é o melhor tempero e frango com quiabo de BH.

Uma iguaria das GERAIS.


Ingredientes:

1 frango com cerca de um quilo.
300 g de quiabo
2 cebolas médias
1 cálice de limão
1 colher média de sal com alho
1 colher média de urucum
1 ramo de salsinha
1 ramo de cebolinha
2 colheres médias de óleo
Pimenta a gosto
Água


Modo de Preparo: Lave o frango, corte as juntas e comece a aferventar levemente com água e limão. Depois de cozido, escorra e reserve. Em outra panela, aqueça o óleo e o sal com alho. Espere até que a mistura doure e adicione o frango. Ele deve fritar levemente antes que se acrescente o urucum. Gradualmente, pingue a água e deixe o conjunto suar. Em seguida, junte os ramos de cheiro verde mais as cebolas inteiras. Tampe. Aproveite para certificar se o tempero está no gosto.

À parte lave e seque os quiabos novos com as pontas retiradas e picados em rodelas. Agregue ao frango. Não mexa e mantenha a panela fechada. Verifique o ponto em que os quiabos já estão macios. Feito isso, retire do fogo e sirva.


Ingredientes para o angu:

1 litro de água

250 g de fubá


Modo de Preparo: Coloque a água para ferver. Em outro recipiente, dissolva metade do fubá em água fria. Esta mistura deve ser adicionada à água fervendo. Mexa em roda, sem parar e em fogo baixo. Aos poucos vá somando a segunda metade do fubá. O ponto perfeito é quando a massa ganha consistência firme e começa a soltar do fundo da panela. Assim que ele atingir o ponto, umedeça uma vasilha larga e rasa, como um prato, coloque o angu e tampe até a hora de servir. Utilize, de preferência, uma panela grossa e funda, pois o angu tende a subir na medida que engrossa.


Monte o prato: Dona Lucinha lembra que o prato não é o mesmo se não for servido ladeado por uma couve mineira. Para completar o banquete, comece a refeição com uma cachaça da boa –bem dosada - e arremate com aquela colherada de doce de leite com queijo minas. O cafezinho bem passado também não pode faltar!


Rendimento: 6 pessoas
Tempo médio de preparo: 60 minutos

2 comentários:

  1. aaaaaaaaaaaah, esse frango é uma delicia!
    hahaha, experimentem galera!

    ResponderExcluir
  2. Sem fritar o quiabo antes, não dá muita baba?

    ResponderExcluir