Você quer conhecer as delícias culinárias da região Sudeste? Quer preparar aquela moqueca capixaba? Sabe as diferenças entre a feijoada Mineira e Paulista? Então sejam bem vindos à nossa cozinha! Aqui nós vamos mostrar os principais pratos das culinárias Mineira, Paulista, Capixaba e Carioca. Vai ter peixe, saladas, doces, comidas exóticas, variedades e curiosidades sobre o que há de mais saboroso em cada região. Vamos servir uma mesa bem farta! Teremos postagens semanais, então puxe o prato e saboreie de boca cheia!

Primeiro Videocast! Receita Especial para o dia dos Namorados [=

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Canjica com coco e amendoim

Origem:

O termo canjica vem da quimbundo africano – língua falada pela tribo dos bantos da Angola – Kanjica. Para outros pesquisadores , a palavra que dá o nome ao prato tão conhecido pelo brasileiro vem do malaiala – idioma de malabar, região da ásia – kanji, significando “ arroz com agua”

Canjica é um doce típico da culinária brasileira. Embora seja consumida o ano inteiro, o pico de demanda por canjica ocorre no período das festas juninas. O termo canjica vem do banto (Kanjica), um tipo de papa elaborado com a farinha de milho branco. Seus principais ingredientes são: o milho branco, leite e açúcar. Ingredientes opcionais são: o amendoim, leite-de-coco, ou coco ralado e leite condensado.

Em tempos de frio ou de festa típicas, em casa ou nas barraquinhas do festejo, não pode faltar um prato tradicional, que tem muitos história para contar: a canjica.

Ingredientes:

¾ xícara (chá) de leite de coco
1 xícara (chá) de coco ralado
3 xícaras (chá) de milho branco para canjica
1 litro de leite1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de amendoim torrado
3 paus de canela
Açúcar a gosto

Modo de preparo:

Na véspera, lave bem o milho e deixe-o de molho. Aproveite, no dia seguinte, a água em que ficou de molho para cozinhá-lo. Quando começar a amolecer, junte a canela. Logo que estiver cozido, acrescente o açúcar, o leite de coco, o coco ralado, o leite já fervido, e o leite condensado. Sirva quente, polvilhado com amendoim torrado e moído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário