Você quer conhecer as delícias culinárias da região Sudeste? Quer preparar aquela moqueca capixaba? Sabe as diferenças entre a feijoada Mineira e Paulista? Então sejam bem vindos à nossa cozinha! Aqui nós vamos mostrar os principais pratos das culinárias Mineira, Paulista, Capixaba e Carioca. Vai ter peixe, saladas, doces, comidas exóticas, variedades e curiosidades sobre o que há de mais saboroso em cada região. Vamos servir uma mesa bem farta! Teremos postagens semanais, então puxe o prato e saboreie de boca cheia!

Primeiro Videocast! Receita Especial para o dia dos Namorados [=

quinta-feira, 31 de março de 2011

Cabrito ao forno com alecrim

Oi gente! Hoje temos um prato de origem Italiana, mas calma, eu sei que prometemos receitas da região Sudeste, mas vou explicar a origem desse prato. Em meados do século XIX, ocorreu a imigração de Italianos para o Brasil, onde a maioria se deslocou para São Paulo, em busca de trabalho nas colheitas de café. O estado se tornou a maior colônia de Italianos do Brasil e atualmente abriga treze milhões de Italianos e descendentes. Eles trouxeram sua cultura, seus costumes e hábitos alimentares, como comer panetone no natal, pizza, espaguete. Esses são ótimos exemplos que agradaram aos Brasileiros e foram inseridos em nossa cultura também. Então é por isso que hoje a receita tem esse gostinho italiano, mas bem adaptado à grande São Paulo, Cabrito ao forno com Alecrim e se tornou um dos pratos mais tradicionais do estado Paulista. Saboreie junto com a gente!

Ingredientes:

1 unidade da perna e lombo do cabrito
1 xícara de vinagre
1 molho de alecrim
250g de toucinho fresco e defumado
1 xícara de azeite de oliva
8 kg batata pequena sem casca
4 unidades de dente de alho amassados
5 unidades de louro
Sal e pimenta do reino moida a gosto

Modo de Preparo:

 Limpe e lave bem o cabrito e logo após, o coloque em uma assadeira grande. Bata no liquidificador o alho amassado, 1/2 colher de sal e pimenta do reino e a metade do molho de alecrim. Após bater, espalhe o tempero em cima da carne, tampando toda a superfície do cabrito. Após esse processo, deve-se tampar com plástico e deixar marinar na geladeira em média um dia. No dia seguinte, espalhe o toucinho, fixando-os com palitos de dente. Com uma colher retire o excesso do tempero e acrescente azeite de oliva e reserve. Corte as batatas em rodelas e as coloque em volta do cabrito e adicione o líquido retirado da marinação e a outra metade do molho de alecrim (que deve estar picado). Coloque a assadeira no forno pré-aquecido, com uma temperatura média e cubra-o com papel alumínio. Quando a carne estiver quase cozida, retire o papel alumínio e o toucinho. Adicione a outra metade do tempero e deixe dourar, até que a carne esteja macia. Nossa receita esta pronta para ser servida com um arroz branco, aproveite!

*Marinar: É uma mistura de temperos na forma líquida, que pode ser limão com sal, ou limão com vinagre. Deve ser adicionado ao alimento antes de cozinhá-lo. Os alimentos podem ficar a marinar desde alguns minutos, até horas (geralmente durante a noite).

Fonte: cliqueagosto.pop.com.br

3 comentários:

  1. Nossa adorei a receita, gosto muito de comidas exóticas. O blog de vocês também é cultura né? Nunca imaginei que São Paulo tivesse tanta influência de Italianos. Adorei a receita e a informação também.

    ResponderExcluir
  2. Hummm...Esse blog da uma fome! Como a Maria falou a informação é realmente interessante. Mas a receita não é difícil?

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcilene! Tudo bem? A receita parece ser difícil, mas na verdade não é. Te aconselho a imprimir a receita e seguir passo a passo, como está escrito na mesma. Eu fiz esse cabrito e todos adoraram, pois é uma carne bem saborosa. Depois que fazê-la, volte e nos conte como foi, tá bom? Abraços, Karine Louzada.

    ResponderExcluir