Você quer conhecer as delícias culinárias da região Sudeste? Quer preparar aquela moqueca capixaba? Sabe as diferenças entre a feijoada Mineira e Paulista? Então sejam bem vindos à nossa cozinha! Aqui nós vamos mostrar os principais pratos das culinárias Mineira, Paulista, Capixaba e Carioca. Vai ter peixe, saladas, doces, comidas exóticas, variedades e curiosidades sobre o que há de mais saboroso em cada região. Vamos servir uma mesa bem farta! Teremos postagens semanais, então puxe o prato e saboreie de boca cheia!

Primeiro Videocast! Receita Especial para o dia dos Namorados [=

terça-feira, 31 de maio de 2011

Arroz de Carreteiro Mineiro

Origem:
A origem do arroz de carreteiro é simples como o seu preparo. Os peões que levavam as tropas de gado usavam o charque (carne salgada) em suas idas e vindas, como alimento não perecível e junto com o arroz abundante na região sul, preparavam essa refeição tradicional.
Arroz carreteiro é um prato típico dos gaúchos. A sobra do churrasco, é usada no dia seguinte para fazer o carreteiro.
Aprecie é maravilhoso!

Ingredientes:
1 de óleo1 de cebola e sal a gosto
½ quilo de carne seca
1 cabeça de alho
1 quilo de arroz

Modo de preparo:
Primeiro colocar o óleo na panela. Depois, o alho.
Esperar torrar e tirar o alho. Colocar então a carne de
sol e a cebola. Deixar fritar bem e cozinhar em pouca
água durante 15 minutos. Só então, quando a carne
estiver quase cozida e seca, acrescentar o arroz. É
preciso refogar bem, junto com a carne, senão não pega
a cor e não fica soltinho. Colocar água fervente
suficiente para cobrir o arroz e temperar
com pouco sal. O arroz de carreteiro é conhecido também
como "arroz da sustança". Você pode acrescentar
ingredientes como milho verde, miúdos de frango:
depende da sua criatividade e paladar. Vá
experimentando.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Higiene na Cozinha



Como eu havia prometido na última postagem, hoje em nossa cozinha, temos uma dica diferente, sobre Higiene na Cozinha. Muito se fala da higienização das mãos, mas na verdade muitos não sabem a forma correta de lavá-las. A cozinha deve ser limpa e higiênica pois lidamos com alimentos e alguns cuidados são fundamentais.

A limpeza do ambiente
Antes de cozinharmos, precisamos verificar o ambiente. A cozinha precisa estar super limpa e também os talheres, panelas e utensílios em geral.

Cabelos
Cabelos soltos são lindos, mas na cozinha elas precisam ficar presos e dentro de uma touca, para evitar que caiam sobre a comida.

Unhas
Eu adoro unhas grandes, mas na hora de cozinhar, não dá né gente? Precisamos cortá-las pois não combina unha grande, suja e comida.

Mãos
Elas são as preciosas! É com as mãos que conseguimos fazer nossas deliciosas receitas. Então o primeiro passo para começar a cozinhar é lavar corretamente as mãos. Muitas pessoas acreditam que apenas ''dar uma molhadinha'' é suficiente, mas na verdade o processo de lavagem precisa ser bem feito, pois estamos constantemente em contanto com bácterias, vírus e sujeiras em geral. A lavagem dos alimentos também deve ocorrer (inclusive em outra postagem, ensinarei a vocês a forma correta de lavá-los). É importante lembrar que precisamos cuidar do Meio Ambiente, nos tornando pessoas sustentáveis, ou seja, ao lavar as mãos é necessário deixar a torneira desligada para não desperdiçar água. O processo é simples e fácil:


Vestuário
Usar uma roupa limpa, de preferência branca, também é fundamental, pois fica fácil a visualização de sujeira. Sabemos que a contaminação é muito fácil pois ao tossir, espirrar, falar podemos transmitir várias doenças e não queremos isso, pelo contrário, queremos agradar as pessoas com o sabor de nossa comida. Então o uso de touca, máscara e luvas são fundamentais para mantermos a higienização na cozinha. O descarte de resíduos também deve ocorrer todos os dias para evitar a proliferação de animais e insetos.

Tomando todos esse cuidados evitaremos a contaminação da comida e principalmente a proliferação de doenças. Então desejo a todos um ótimo fim de semana e espero que sigam nossas dicas!

Strogonoff de Camarão


O Strogonoff é um prato de origem russa; na verdade, chamava-se Strogonov. Tudo começou no século XVI por meio da alimentação dos soldados russos, os quais comiam rações de carne cortadas em barris com sal grosso e aguardente para preservar o alimento. E o strogonoff pode ser feito com carne, frango e ate camarão, em São Paulo o strogonoff de camarão faz muito sucesso e hoje vou colocar uma receita bem saborosa desse strogonoff..

Ingredientes

  • 1 kg de camarão médio
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 cebola ralada
  • 1 tomate sem pele e sem sementes picado
  • 1 cálice de vinho do Porto
  • 1 ½ xícara (chá) de champignon
  • ½ litro de creme de leite fresco
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 4 colheres (sopa) de catchup
  • 1 colher (sopa) de molho inglês

Modo de preparo

1. Limpe os camarões e tempere-os com o sal e a pimenta-do-reino. Reserve. Aqueça a manteiga em uma panela e refogue a cebola. Junte o tomate, o vinho do Porto e refogue.

2. Despeje em uma fôrma untada e leve para assar em banho-maria no forno preaquecido (220 ºC) por cerca de 60 minutos.

3. Em seguida, acrescente o champignon, o creme de leite, a farinha de trigo, o catchup, o molho inglês e deixe cozinhar, mexendo sempre, até encorpar. Sirva com arroz branco e batata palha.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Rabanada

Origem:

São de origem portuguesa. Em Portugal é tradicional no dia da consoada. É uma data muito comemorada pelas famílias portuguesas. Comemora-se no dia 24 de dezembro, na véspera do natal.

As rabanadas são pequenas delícias muito apreciadas na época do natal. É uma sobremesa muito simples de fazer e que causa muito efeito.

No Brasil é um prato típico da ceia de natal, sendo raramente consumido fora dessa data.

Apesar de ser uma receita típica de festas de final de ano, a rabanada pode ser saboreada em qualquer época e, esta receita, é maravilhosa!

Ingredientes:

1 lata(s) de leite condensado
1 lata(s) de leite
3 unidade(s) de ovo
4 unidade(s) de pão francês em fatias
quanto baste de açúcar
quanto baste de canela-da-china em pó


Modo de preparo:

Misture o leite condensado e o leite.Bata com o garfo os ovos. Esquente uma frigideira com óleo mas não deixe ficar tão quente. Passe bem as fatias de pão na mistura de leite e depois nos ovos batidos. Frite até dourar de ambos os lados. Passe no açúcar com canela.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Receita que lembra Vó

Que receita gostosa que a Raissa postou!!! Para complementa-lá, hoje vou postar uma receita bem gostosa também. Lembra quando éramos crianças e praticamente todos os Domingos tinhamos que ir para a casa da vó? Pois é, na minha família sempre a minha vó ia para a cozinha e fazia aqueles deliciosos biscoitos de polvilho frito para tomarmos café à tarde. Todo mundo se reunia e virava aquela festa! Oh época boa, pena que não volta mais! Mas para tentar matar a saudade desses velhos tempos, vou ensinar a vocês como fazer um delicioso biscoito de polvilho frito, bem típico de Minas Gerais que é fácil e rápido de fazer. É uma delícia comer esse biscoitinho quentinho tomando o chocolate quente que a Raissa ensinou a vocês (ainda mais nesse frio) ou com cafézinho preto. Então desejo a todos um ótimo fim de semana e que tenham um ótimo apetite!

Ingredientes:

4 ovos
400 g de Polvilho Azedo
15 g de Sal
Óleo de Cozinha para fritar

Mode de Preparo:

Coloque o polvilho e sal em uma vasilha e reserve. Em outra panela esquente o óleo até que ele comece a sair fumaça. Vire o óleo sobre a polvilho que está na vasilha. Espere um pouco para esfriar e misture com as mãos bem limpas. Acrescente os ovos um de cada vez e continue mexendo. Quando a massa estiver no ponto de enrrolar, pegue-a e enrrole o biscoito (forma de palito ou em forma de rodela ). Frite o biscoito em óleo morno e coloque no escorredor para não enxarcar.




Dica preciosa da minha vó: Ao fritar o biscoito, você deve ligar o fogo e esperar o óleo ficar morno. Frite a primeira remessa (mas não coloque muitos biscoitos), e desligue a panela. Com a panela desligada já pode colocar novamente outra remessa e ligue o fogo. E assim por diante, lembrando que é muito importante fritar os deliciosos biscoitos no óleo morno.




Observação importante: Sabemos da importância da higiene dentro da cozinha, então no próximo post daremos dicas de como lavar as mãos (já que esse processo é extremamente importante, principalmente no biscoito de polvilho frito, pois você coloca a mão na massa literalmente) e informações preciosas sobre a higiene pessoal na cozinha.



Fonte: Dona Ordália, minha vózinha querida!





Chocolate Quente


Oi Gente!! O frio esta ai e como no frio sempre queremos algo quentinho hoje vou postar

uma receita que aqui na minha casa faz muito sucesso nessa época, o chocolate quente, e para

quem gosta de chocolate vai adorar essa receita!

1 litro de leite

8 colheres (sopa) de chocolate em pó

2 colheres (sopa) de amido de milho

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

4 colheres de licor de chocolate

Primeiramente, esquente o leite. Quando já estiver bem aquecido, ainda em fogo, acrescente o amido

de milho para dissolver, mexendo sempre.

Quando já estiver dissolvido, acrescente o chocolate em pó,o leite condensado, creme de leite e o licor de chocolate

mexa bem, até engrossar.

Obs: Podem tirar o licor caso não gostem que fica muito bom também!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Cheesecake Romeu e Julieta

Origem:
A mistura da goiaba com açúcar nasceu dos engenhos cubanos. Já o queijo, ainda uma pasta cremosa, que viria a acompanhar o doce, só cegou à ilha do Caribe mais tarde, com imigrante búlgaros. Deixada de lado a origem do doce, é fato que a combinação ganhou nossos paladares e por meio da doçaria mineira, se espalhou pelo país.
O casamento de Romeu e Julieta uma sobremesa tradicional de Minas Gerais.

Ingredientes:

Massa:
1 pacote de biscoito maisena (200g)
Meio pacote de manteiga sem sal e derretida (100g)

Recheio:
220 ml de leite integral
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal (60 g)
300 g de ricota
1 lata de leite condensado
3 ovos

Cobertura:
200 g de goiabada
110 ml de água

Modo de Preparo:

Massa:
Em um processador de alimentos moa os biscoitos.
Junte a manteiga para formar uma farofa úmida
Modele a crosta do cheesecake apertando a farofa no fundo e nas laterais de uma forma pra tortas do tipo com fundo removível e de 22 cm de diâmetro.

Recheio:
Ferva o leite e coloque a manteiga para que ela se dissolva.
No processador bata a ricota, e aos poucos, vá acrescentando o leite fervido pra desfazê-la completamente.
Adicione o leite condensado e os ovos. Volte a bater para misturar tudo.

Montagem:
Despeje os ingredientes batidos sobre a crosta.
Leve ao forno à temperatura baixa (150°C) para assar lentamente até o creme ficar consistente.
À parte, derreta a goiabada com a água e cubra o cheesecake.
Deixe esfriar para servir.
Rende 8 porções.

sábado, 14 de maio de 2011

Caldo de Mandioca



Hoje o dia amanheceu bem friozinho e logo de manhã o meu telefone tocou. Era o Linduu (para quem não sabe o Linduu é meu namorado), ai ele pediu para eu fazer um caldo de mandioca por que estava frio. A tarde nós dois fomos comprar os ingredientes e agora a pouco ele me ajudou e fizemos o caldo (Inclusive deixo a dica para as seguidoras: Meninas, vamos colocar nossos maridos e namorados para nos ajudar a cozinhar, ou então para lavar a louça depois). Ficou uma delícia, pois é uma receita bem fácil, e é muito consumida por nós Mineiros. Quando chega o inverno nada melhor do que tomar com caldo de Mandioca com pãozinho. Mês que vem é o mês das festas juninas onde caldos são muito bem-vindos. Existem vários caldos gostosos como por exemplo o de Feijão e de Mocotó. Hoje em nossa cozinha temos o de Mandioca. Então assim como eu, aproveitem o frio e para dar uma esquentada tomem um caldo e corram para a televisão assistir um belo filme! Bom Apetite!



Ingredientes:


400 gramas de mandioca

150 gramas de carne bovina

1 cebola pequena

1 colher de sopa de alho picado

2 caldos de carne

Óleo

Salsinha e pão à gosto


Modo de Preparo:


Cozinhe a mandioca em 1 litro de água e os caldos de carne. Depois de cozida, bata tudo no liquidificador e reserve. Na mesma panela que você cozinhou a mandioca, coloque o óleo, a cebola e o alho e refogue a carne em tirinhas finas. Não tempere, jogue ela na panela e deixa fritar bem, até fazer uma borra no fundo da panela. Depois, acrescente o líquido reservado, mexa bem e acerte o sal (se necessário). Se você achar que está muito grosso, acrescente um pouco de água filtrada. Deixe cozinhar por mais uns 5 minutos e sirva com salsinha e pão frânces.


Fonte: cozinhatravessa.com.br

terça-feira, 10 de maio de 2011

Vaca Atolada

Origem:

A Vaca atolada é um prato típico da comida caipira, tem como principais ingredientes costela bovina e mandioca, muito popular em Minas Gerais e outras regiões do Brasil. Tropeiros vale paraibanos carregavam no embornal carne mergulhada na gordura, o que garantia alimento por um bom tempo, sem deteriorar. Ao longo das trilhas colhiam mandioca, assim podendo misturá-las e cozinhar junto com as carnes, uma comida forte e boa para dias mais frios da serra.

Ingredientes:
1 kg de costela de vaca;
2 cebolas picadas;
4 dentes de alho amassados;
5 tomates descascados, picados sem sementes;
1 colher (sopa) de vinagre;
1 colher (chá) de salsinha picada;
3 cebolinhas verdes picadas;
1 cubinho de caldo de carne;
2 colheres (sopa) de óleo;
1 kg de mandioca descascada e cortada em pedaços.

Modo de preparo:
Modo de preparo: Misture as costelas com a cebola e o alho.Leve ao fogo com o óleo e frite até que dourem. Junte os tomates, o vinagre, a salsinha, a cebolinha e o cubinho de caldo de carne. Acrescente água suficiente para cobrir.Cozinhe: quando a carne estiver macia, adicione a mandioca e água suficiente para cozinhá-la.

sábado, 7 de maio de 2011

Virado à Paulista

Como amanhã é dia das mães, (inclsuive desejo a todas parabéns) hoje temos em nossa cozinha uma receita que é a preferida de minha mãe: Virado à Paulista. É tradição em minha casa, em todos os anos no dia das mães, eu e meu irmão fazemos esse prato para minha mãe, pois ela adora e fica muito feliz. O virado à Paulista, como o próprio nome já diz é um prato típico de São Paulo. É um prato que além do tutu de feijão é acompanhado de arroz, bistecas suínas, couve, torresmo linguiça e um ovinho fritinho. Então, amanhã farei minha mãe feliz com essa deliciosa receita, portanto desejo a todos o mesmo! Feliz dia das mães a todas as mamães seguidoras de nosso blog e de todo o Brasil! Bom apetite!


Ingredientes:


3 xícaras de feijão cozido, batido no liquidificador
2 dentes de alho, picados ou amassados
1 cebola, picada
Sal a gosto
Pimenta - do - reino a gosto
1/2 xícara de farinha de mandioca crua
2 colheres de sopa de óleo de soja ou azeite
3 xícaras de água
2 bistecas
Suco de 2 limões
Óleo para fritura
1/2 kg de lingüiças fresca ou caipira
3 l de água fervente
2 bananas nanicas
1 ovo batido com 1 copo de leite
O suficientes de farinha de trigo, para empanar
Sal a gosto
1 maço de couve, lavado e higienizado
1/2 kg de panceta
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo


Tutu de feijão:


Refogar a cebola e o alho
Quando a cebola estiver transparente, juntar o feijão e deixar ferver por uns 10 minutos para que tome o gosto dos tempero
Acrescentar duas xícaras de água e sal a gosto
Quando estiver encorpado, juntar uma xícara de farinha de mandioca
Mexer sem parar, até que tome o aspecto de um pirão grosso


Bistecas suínas:


Temperar as bistecas com o suco dos limões, o sal e a pimenta - do - reino a gosto
Deixar descansar por 1 hora
Depois, em uma panela pré - aquecida acrescentar o o óleo ou o azeite, as bistecas e fritar com a panela tampada, acrescentando água na medida em que for secando
Após uns 30 minutos, retirar do fogo e servir como acompanhamento do tutu


Linguiças:


Cozinhar as lingüiças em água fervente por 20 minutos ou até que estejam completamente cozidas
Cortar em rodela e fritar em uma panela pré - aquecida
Bananas fritas:
Cortar as bananas ao meio, passar pelo ovo batido, depois pela farinha de trigo e em seguida pela farinha de rosca
Fritar em óleo bem quente e por imersão (mergulhando o ingrediente no óleo)
Ovos:
Em uma frigideira antiaderente e pré - aquecida acrescentar um fio de óleo, em seguida o ovo
Salpicar o sal, tampar a panela e pingar água até atingir o ponto desejado
Retirar do cozimento e servir


Couve:


Retirar os talos das folhas de couve, enrolar as folhas formando um rocambolezinho
Com uma faca bem afiada e com a ajuda dos dedos para definir a espessura, cortar a couve finamente
Em uma panela pré - aquecida acrescentar o óleo e o sal
Refogar a couve rapidamente e servir


Torresmo:


Cortar a panceta em tiras para torresmo
Colocar o bicarbonato na água fervente, cozinhar o torresmo na água fervente, por uns 20 minutos ou até que solte bastante espuma
Depois retirar do cozimento, escorrer e fritar em óleo bem quente e com a panela tampada
Retirar da fritura e escorrer em papel toallha.


Fonte: tudogostoso.uol.com.br

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Provolone à Milanesa


Hoje vou postar uma receita que os Paulistas adoram

Origem
O queijo provolone é de origem italiana, um dos mais conhecidos no mundo. Na Itália é fabricado
em diversos tamanhos, com sabor e aroma variando do picante ao doce, dependendo de alguns parâmetros
de fabricação, e não é defumado, enquanto que no Brasil este é um procedimento comum maioria sao
defumados onde acentua mais o sabor, e ainda faz com que ele dure mais, mesmo fora da geladeira.
Em Sao Paulo fazem o provolone a milanesa uma receita que varios Paulistas adoram!


Ingredientes

200 gr de provolone em cubos médios
2 unidades de clara de ovo batida
quanto baste de farinha de trigo
quanto baste de farinha de rosca



Modo de preparo
Passe os cubos de provolone nas clarasver de ovo (escorra o excesso) e empaná-los na
farinha de trigo. Após este processo, passá-los na gema e para terminar, empaná-los novamente com a
farinha de rosca. Este processo fará com que os pedaços de provolone fiquem bem protegidos por dentro.
Esquente bastante óleo em uma panela de preferência funda, deixe-o bem quente e só depois coloque os
provolones para fritar (Não frite muitos de uma vez só). Quando estiverem douradinhos, escorra o
excesso de óleo em papel absorvente e sirva em seguida.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Canjica com coco e amendoim

Origem:

O termo canjica vem da quimbundo africano – língua falada pela tribo dos bantos da Angola – Kanjica. Para outros pesquisadores , a palavra que dá o nome ao prato tão conhecido pelo brasileiro vem do malaiala – idioma de malabar, região da ásia – kanji, significando “ arroz com agua”

Canjica é um doce típico da culinária brasileira. Embora seja consumida o ano inteiro, o pico de demanda por canjica ocorre no período das festas juninas. O termo canjica vem do banto (Kanjica), um tipo de papa elaborado com a farinha de milho branco. Seus principais ingredientes são: o milho branco, leite e açúcar. Ingredientes opcionais são: o amendoim, leite-de-coco, ou coco ralado e leite condensado.

Em tempos de frio ou de festa típicas, em casa ou nas barraquinhas do festejo, não pode faltar um prato tradicional, que tem muitos história para contar: a canjica.

Ingredientes:

¾ xícara (chá) de leite de coco
1 xícara (chá) de coco ralado
3 xícaras (chá) de milho branco para canjica
1 litro de leite1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de amendoim torrado
3 paus de canela
Açúcar a gosto

Modo de preparo:

Na véspera, lave bem o milho e deixe-o de molho. Aproveite, no dia seguinte, a água em que ficou de molho para cozinhá-lo. Quando começar a amolecer, junte a canela. Logo que estiver cozido, acrescente o açúcar, o leite de coco, o coco ralado, o leite já fervido, e o leite condensado. Sirva quente, polvilhado com amendoim torrado e moído.