Você quer conhecer as delícias culinárias da região Sudeste? Quer preparar aquela moqueca capixaba? Sabe as diferenças entre a feijoada Mineira e Paulista? Então sejam bem vindos à nossa cozinha! Aqui nós vamos mostrar os principais pratos das culinárias Mineira, Paulista, Capixaba e Carioca. Vai ter peixe, saladas, doces, comidas exóticas, variedades e curiosidades sobre o que há de mais saboroso em cada região. Vamos servir uma mesa bem farta! Teremos postagens semanais, então puxe o prato e saboreie de boca cheia!

Primeiro Videocast! Receita Especial para o dia dos Namorados [=

quinta-feira, 31 de março de 2011

Cabrito ao forno com alecrim

Oi gente! Hoje temos um prato de origem Italiana, mas calma, eu sei que prometemos receitas da região Sudeste, mas vou explicar a origem desse prato. Em meados do século XIX, ocorreu a imigração de Italianos para o Brasil, onde a maioria se deslocou para São Paulo, em busca de trabalho nas colheitas de café. O estado se tornou a maior colônia de Italianos do Brasil e atualmente abriga treze milhões de Italianos e descendentes. Eles trouxeram sua cultura, seus costumes e hábitos alimentares, como comer panetone no natal, pizza, espaguete. Esses são ótimos exemplos que agradaram aos Brasileiros e foram inseridos em nossa cultura também. Então é por isso que hoje a receita tem esse gostinho italiano, mas bem adaptado à grande São Paulo, Cabrito ao forno com Alecrim e se tornou um dos pratos mais tradicionais do estado Paulista. Saboreie junto com a gente!

Ingredientes:

1 unidade da perna e lombo do cabrito
1 xícara de vinagre
1 molho de alecrim
250g de toucinho fresco e defumado
1 xícara de azeite de oliva
8 kg batata pequena sem casca
4 unidades de dente de alho amassados
5 unidades de louro
Sal e pimenta do reino moida a gosto

Modo de Preparo:

 Limpe e lave bem o cabrito e logo após, o coloque em uma assadeira grande. Bata no liquidificador o alho amassado, 1/2 colher de sal e pimenta do reino e a metade do molho de alecrim. Após bater, espalhe o tempero em cima da carne, tampando toda a superfície do cabrito. Após esse processo, deve-se tampar com plástico e deixar marinar na geladeira em média um dia. No dia seguinte, espalhe o toucinho, fixando-os com palitos de dente. Com uma colher retire o excesso do tempero e acrescente azeite de oliva e reserve. Corte as batatas em rodelas e as coloque em volta do cabrito e adicione o líquido retirado da marinação e a outra metade do molho de alecrim (que deve estar picado). Coloque a assadeira no forno pré-aquecido, com uma temperatura média e cubra-o com papel alumínio. Quando a carne estiver quase cozida, retire o papel alumínio e o toucinho. Adicione a outra metade do tempero e deixe dourar, até que a carne esteja macia. Nossa receita esta pronta para ser servida com um arroz branco, aproveite!

*Marinar: É uma mistura de temperos na forma líquida, que pode ser limão com sal, ou limão com vinagre. Deve ser adicionado ao alimento antes de cozinhá-lo. Os alimentos podem ficar a marinar desde alguns minutos, até horas (geralmente durante a noite).

Fonte: cliqueagosto.pop.com.br

quarta-feira, 30 de março de 2011

Feijão tropeiro mineiro

Origem:

Feijão Tropeiro

O nome tropeiro vem das tropas a cavalo ou em lombos de burros desde o período colonial. Os homens que guiavam esses animais eram chamados tropeiros. O feijão misturado com farinha de mandioca, torresmo, linguiça, ovos, temperos variados tornou-se um prato básico do cardápio desses homens. Daí deu se origem do nome feijão-tropeiro, referência direta aos integrantes das tropas.

Hoje é um prato tradicional da cozinha mineira, um grande tira gosto pedido em bares e restaurantes em Minas Gerais, concorrendo em comida de buteco na Capital mineira e sendo um dos pratos vencedores do concurso.

Ingredientes:

500g de feijão vermelho

200g de bacon em cubos

200g de linguiça calabreza cortadas em rodelas finas

200g de linguiça de porco cortadas em rodelas finas

2 a 3 ovos cozidos e picados

1 cebola grande picada

1 colher de chá de pimenta malagueta

farinha de mandioca a gosto (mais ou menos 150g)

300g de torresmo

alho socados com sal a gosto

1 tablete de caldo de galinha ou bacon

cebola verde a gosto picadinha

1 colher de azeite

Modo de preparo:

Cozinhe o feijão ao ponto e reserve. Em uma panela grossa,

coloque o azeite e frite o bacon, a calabreza e a linguiça de

porco. Escorra a gordura e acrescente o alho com sal e a cebola.

Deixe dorar a cebola, coloque o caldo de galinha ou bacon e

mexa.

Acrescente o feijão escorrido e a pimenta malagueta e vá mexendo

bem devagar, para ele não amassar. Coloque o ovo cozido e mexa.

Acrescente a farinha e a cebolinha picadinha e mexa. Pronto!!

Agora salpique o torresmo por cima e sirva.

sábado, 26 de março de 2011

Tem como pensar em Minas e não lembrar do Pão de Queijo?


Como eu já disse, o pão de Queijo é tradição em Minas Gerais e se tornou cardápio fundamental na vida dos Mineiros. Esse alimento tão gostoso, foi inventado por cozinheiras das grandes fazendas que misturavam polvilho, ovos e leite, formando uma goma e depois levavam ao fogo tornando-se um biscoto. Um belo dia, acrecentou-se restos de queijo, dando origem ao nosso pãozinho de queijo. Na década de 50 ele se espalhou pelo Brasil, tornando-se popular e sendo exportado para diversos países. Concerteza se você for visitar algum mineiro, ele vai te servir pão de queijo com um delicioso café, ou se você preferir, poderá ser com suco, chocolate, refrigerante, chá... Pois ele vai bem com qualquer bebida, além de poder ser servido como acompanhamentos em churrascos e festas. Estou enviando a receita para vocês apreciarem essa delícia, e depois me contem como foi!

Ingredientes:

1/2kg de queijo meia cura ralado
200g de polvilho azedo
800g de polvilho doce
100g de margarina
1 colher de sopa de sal
1/2 litro de leite
4 ovos inteiros

Modo de Preparo:

Misture muito bem todos os ingredientes, deixe descansar por 20 minutos, enrole em bolinhas do tamanho desejado e asse em forno pré - aquecido. Está pronto quando o fundo do pão de queijo estiver moreninho. Não precisa untar a forma, mas é preciso deixar um espaço suficiente para não grudarem.

Rendimento: Em média 50 Pãezinhos

Fonte: www.batuquenacozinha.com.br

sexta-feira, 25 de março de 2011

Frango com quiabo e angu

Origem

Quiabo é de origem Africana e trazido para o Brasil juntamente com os escravos, o fruto do quiabeiro. Sua presença compõe pratos típicos regionais, seja como alimento ritual de festas religiosas como o CARURU (quiabo cozido com camarão seco), prato principal na homenagem da Bahia aos santos meninos (SÃO COSME e SÃO DAMIÃO), seja através da tradicional culinária mineira, frango com quiabo e o refogado de carne com quiabo.

Difícil resistir as tentações da culinária mineira, um patrimônio recheado de histórias, temperado pela mais pura tradição e admirado por gente do Brasil inteiro.

Em toda Estrada Real, restaurantes simples e sofisticados mantêm a iguaria no cardápio. Um dos pratos mais pedidos, no almoço ou no jantar, é o frango com quiabo acompanhado de angu mole, arroz bem soltinho, feijão com caldo, especial para o paladar.

Em Belo Horizonte indico o restaurante Xapuri, região da Pampulha, além de ser um ambiente legal ,para mim é o melhor tempero e frango com quiabo de BH.

Uma iguaria das GERAIS.


Ingredientes:

1 frango com cerca de um quilo.
300 g de quiabo
2 cebolas médias
1 cálice de limão
1 colher média de sal com alho
1 colher média de urucum
1 ramo de salsinha
1 ramo de cebolinha
2 colheres médias de óleo
Pimenta a gosto
Água


Modo de Preparo: Lave o frango, corte as juntas e comece a aferventar levemente com água e limão. Depois de cozido, escorra e reserve. Em outra panela, aqueça o óleo e o sal com alho. Espere até que a mistura doure e adicione o frango. Ele deve fritar levemente antes que se acrescente o urucum. Gradualmente, pingue a água e deixe o conjunto suar. Em seguida, junte os ramos de cheiro verde mais as cebolas inteiras. Tampe. Aproveite para certificar se o tempero está no gosto.

À parte lave e seque os quiabos novos com as pontas retiradas e picados em rodelas. Agregue ao frango. Não mexa e mantenha a panela fechada. Verifique o ponto em que os quiabos já estão macios. Feito isso, retire do fogo e sirva.


Ingredientes para o angu:

1 litro de água

250 g de fubá


Modo de Preparo: Coloque a água para ferver. Em outro recipiente, dissolva metade do fubá em água fria. Esta mistura deve ser adicionada à água fervendo. Mexa em roda, sem parar e em fogo baixo. Aos poucos vá somando a segunda metade do fubá. O ponto perfeito é quando a massa ganha consistência firme e começa a soltar do fundo da panela. Assim que ele atingir o ponto, umedeça uma vasilha larga e rasa, como um prato, coloque o angu e tampe até a hora de servir. Utilize, de preferência, uma panela grossa e funda, pois o angu tende a subir na medida que engrossa.


Monte o prato: Dona Lucinha lembra que o prato não é o mesmo se não for servido ladeado por uma couve mineira. Para completar o banquete, comece a refeição com uma cachaça da boa –bem dosada - e arremate com aquela colherada de doce de leite com queijo minas. O cafezinho bem passado também não pode faltar!


Rendimento: 6 pessoas
Tempo médio de preparo: 60 minutos

Moqueca Capixaba

Origem

A moqueca é um cozido de peixe e outros frutos do mar com diferentes temperos.

Tradicional item da Culinária Brasileira, receitas originais indígenas.

No Espirito Santo as panelas de barro constituem o principal elemento da cultura na elaboração de pratos típicos a culinária capixaba.

Famosa e internacionalmente, a moqueca capixaba é o prato mais conhecido da culinária do Espirito Santo. O nome designa um estilo de preparar o alimento que consiste no cozimento sem água, apenas com os vegetais e frutos do mar, ao contrário da moqueca baiana, a capixaba não recebe azeite de dendê e nem leite de côco.

Estive em janeiro em Meaípe e almocei no Cantinho do Curuca. Excelente restaurante com a melhor moqueca capixaba da região. Quem nunca foi ao Cantinho do Curuca, precisa ir urgente pois a moqueca deles é uma das maravilhas do mundo, é simplesmente sensacional. É um restaurante caro mais o preço compensa, muito bem servido e atendido, um bom ambiente de frente à praia.

Localizado no Balneário de Meaípe.



Ingredientes:

Sal a gosto

1 Cebola grande bem cortada em pedaços pequenos

5 Colher (SOPA) de tinta de urucum

1 Kg de Garoupa em postas

5 colheres (sopa) de azeite de oliva

½ xícara (chá) de salsinha picada

½ xícara (chá) de coentro picado

3 dentes de alho amassados

4 colheres (sopa) de suco de limão


Modo de Preparo: Tempere o peixe com o alho, o suco de limão e o sal. Unte uma panela de barro, com capacidade para 3 litros, com a metade do azeite de oliva. Coloque as postas do peixe e distribua a cebola e os tomates. Salpique a salsinha, o coentro e regue com o azeite restante. Leve para cozinhar em fogo baixo com a panela tampada. Assim que levantar fervura, misture a tinta de urucum com o sal e despeje sobre a moqueca. Cozinhe por mais 30 minutos, ou até que o peixe esteja macio. Durante o cozimento, mexa a panela, sacudindo-a, para o peixe não grudar. Não use colher para que o peixe se mantenha inteiro. Sirva com arroz branco e molho de pimenta vermelha à parte. A moqueca capixaba não leva azeite-de-dendê, como a baiana, e sim a tinta de urucum. Para prepará-la, coloque em uma panela 1 xícara (chá) de azeite de oliva e 50 g de sementes de urucum. Ferva por 5 minutos, ou até o azeite ficar bem vermelho, tomando cuidado para o azeite não fritar. Se esquentar muito, retire do fogo, espere um pouco e volte ao fogo. Retire do fogo e deixe esfriar. Coe a mistura e guarde em um recipiente limpo com tampa. A tinta de urucum pode ser usada para preparar risoto de peixe e farofas. Tem um agradável sabor e aroma, além de ser mais saudável que o azeite-de-dendê.


Dica para esta receita: Para preparar postas de peixe, faça marcas a cada 3 cm, ou em outra espessura, de modo uniforme. Em seguida, separe as postas, dobre as pontas para dentro e feche as extremidades com um palito, para não enrolarem ao serem cozidas.

Pé-de- Moleque


Oi gente,hoje vou colocar para a vocês a receita de um doce muito gostoso o famoso Pé- de- Moleque.
Ele vem de uma cidade do Sul de Minas chamada Piranguinho,onde todo ano no mes de junho acontece uma festa que se chama:"Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo" e nesta festa as pessoas vao para a Praça Matriz e montam pequenos stands, para vender o produto e outros doces derivados. O que mais chama atenção dessa festa é a confecção e distribuição do maior pé-de-moleque do mundo e que em 2007 chegou a ter 12 metros de comprimento por 1 metro de largura onde entrou para Guinness Book. Não sabe o certo de como surgiu esse nome "pé-de-moleque" dizem que seria por causa da aparência do doce depois de ficar pronto, a cor fica parecida com a cor dos calos dos pés dos moleques quem viviam correndo descalços pelas ruas, e tambem dizem que poderia ser por causa das cozinheiras das fazendas que eram assediadas pelas crianças da vizinhança quem roubavam o doce enquanto elas faziam o preparo,e falavam pede moleque!


Ingredientes

2 rapaduras grandes
1/2 litro de leite
2 colheres cheias de margarina
1 e 1/2 Kg de amendoim

Modo de Preparo

Coloque o amendoim numa forma grande e leve ao forno, até soltar a pele. descasque-os e bata no liquidificador na funsão pulsar, de modo que fique quebrados , meio triturados e alguns inteiros. Reserve. Coloque as rapaduras, o leite e a margarina numa panela grande e leve ao fogo. Deixe ferver até desmanchar bem e formar um melado. Mexer com uma colher de pau, até chegar ao ponto de bala mole. Desligar o fogo e acrescentar o amendoim. Bata a massa com colher de pau até começar perder o brilho. Despeje em 2 formas grandes untadas, e ajeite a superfície com as mãos levemente umedecidas com água. Corte em losangos e sirva.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Cuscuz rápido

Ingredientes: 
1/2 xícara de chá de óleo;
1 cebola média picada;
1 dente de alho picado;
1/2 pimentão verde picado;
1 xícara de chá de polpa de tomate;
sal;
pimenta-do-reino;
2 xícaras de chá de farinha de milho amarela.
1/2 xícara de chá de farinha de mandioca;
2 ovos cozidos cortados em rodelas;                                      
1 tomate cortado em rodelas;                                              
1 lata de sardinha.


Modo de Preparo: Refogue no óleo a cebola, o alho e o pimentão. Acrescente a polpa de tomate, o sal e a pimenta-do-reino e deixe no fogo até que o molho fique encorpado. À parte, misture as farinhas e despeje o molho sobre elas, mexendo bem. Unte um cuzcuzeiro com óleo e disponha no fundo e nos lados as rodelas de ovo e de tomate e as sarinhas cortadas ao meio, sem espinhas. Coloque a massa e aperte-a bem. Leve ao fogo até que o cuzcuz esteja cozido, mas úmido.


Rendimento: para 4 pessoas.



Postado por: Raissa Simões